sábado, 13 de dezembro de 2014

Vídeo

Hey, everyone!

Antes de qualquer coisa, eu vou ter que reescrever este post, porque a anta aqui perdeu tudo antes de postar. Isso que dá confiar muito na tecnologia. :/

Vamos falar, então, do videozinho tão querido por todos nós, aspirantes a Au Pair. Só que não. É um porre gravar, editar, encontrar o formato ideal (sim, porque tem limite de tamanho e você não quer um vídeo com qualidade 1 megapixel) etc. Umas dicazinhas sempre ajudam. Me ajudaram muito, pelo menos.

Primeiro de tudo: faça um roteiro para o seu vídeo. Isso mesmo! Tipo coisa de filme hahhaha. Tente listar os tópicos que você acha mais importante falar e também tem algumas coisas que são imprescindíveis, né! Eu vou colocar aqui um exemplo de roteiro pra dar uma clareada na mente de quem tá com dúvidas quanto a isso:

1 - Informações gerais (nome, idade, onde mora, com quem mora, o que faz da vida -- se trabalha e/ou estuda);
2 - O que você gosta de fazer (ir ao cinema, teatro, praticar esporte x, dançar...);
3 - Como você é (calmo, paciente, responsável e todos esses mimimis);
4 - Suas experiências com crianças. Dê uma explicada geral, mas tente falar alguns detalhes relevantes, também;
5 - Explique o porquê de você querer ser um Au Pair.
6 - Bye, bye!

Feito o roteiro, você consegue pensar mais ou menos no que vai falar (não acho legal escrever e depois ler, mesmo que ~não dê pra perceber). Aí, entããão, você vai começar a gravar.

Eu sugiro gravar vários pedaços separados (você com crianças, dirigindo etc. e em lugares diferentes) e uma parte contínua -- que foi o que eu fiz. Dessa forma, é possível inserir essas partes no vídeo e ele não fica aquela coisa chata cheia de fotos. (Cuidado com as fotos! Não lote seu vídeo de fotos, porque, afinal, as suas fotos já têm um lugarzinho só pra elas).

Na hora de gravar, muuuuita cautela pra que os barulhos do ambiente não sejam mais altos que a sua voz. Também preste atenção na sua ropa, cabelo e tal. É a percepção mais próxima da realidade que a host family tem de você, então capriche!

Acho que agora vem a edição, né?! Eu usei um programinha bem legal: o Sony Vegas. Com ele dá pra mexer no áudio, fazer os cortes, colocar música, alterar o volume da música em certas partes do vídeo e zás. Ao abrir o programa, você pode querer desistir, porque parece bem difícil de usar. Mas não é! Eu assisti a alguns vídeo-tutoriais no youtube e deu pra me virar. Mas, gente, nada que um movie maker não resolva, caso você não queira se aventurar com algum desses editores mais complexos.

Garanta que seu vídeo tenha até 5 minutos (acho que 3,5 ~ 4 está de bom tamanho) e que ele não seja muito grande em termos de mega (ou giga hahah) bytes.

É isso aí! Eu não posto meu vídeo aqui por motivos de: vergonha. Hahahhahah. Mas, se tiverem alguma dúvida, não deixem de me perguntar!

See you soon! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário