quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O tão temido visto


Well, well, well... Eu acho que nunca havia ficado tão tenso em nenhum outro step do meu processo. O visto me trouxe alguns fios de cabelo brancos, com certeza. E isso não deve ser normal, não! Eu é que sou besta.

Um dia antes da minha entrevista consular, eu fiz a BESTEIRA de jogar no google: "Au pair visto negado" e, claaaaaaaaaro, apareceu vários casos. Eu entrei em desespero e não conseguia pensar em nada senão na minha entrevista. Reuni todos os documentos possíveis, li bastante o que poderiam perguntar, li relatos e mais relatos de au pairs que tiveram o visto aprovado, também...

Chegou então a bendita entrevista. Eu lá na fila, quase tendo um ataque cardíaco, esperava pra ser atendido e ficava prestando atenção no povo que tava saindo dos guichês. Todos saíam com um pedacinho de papel branco cheio de coisa escrita. Pra mim, isso era a cartinha falando que seu visto tinha sido negado, então eu entrei em desespero meeeeesmo! Pensei: "tá todo mundo tendo o visto negado. E agora, José?". Mas não era nada disso, não. Loucura minha!
Então o cônsul me chamou e começou a entrevista:

C - Cônsul
M - Matheus

C: Bom dia!
M: Bom dia! -- e entreguei o passaporte, DS-2019 e SEVIS (eu acho que ele pediu isso pra mim, apesar de eles já separarem previamente).
C: Vai fazer o que nos Estados Unidos?
M: Vou ser Au Pair! Vou estudar e trabalhar...
... cônsul digita e mexe no mouse...
M: ... cuidar de criança.
C: E o que você faz aqui?
M: Sou professor de Inglês
C: Você já foi pra fora?
M: Não. É minha primeira vez.
C: (cara de "como você é professor de inglês se nunca morou fora?") e digita mais um pouco e, depois de alguns segundos, fala: "Ah, você é professor de inglês! So we can speak English. Are you graduated?"
(e daqui pra baixo foi tudo em inglês, mas vou colocar em português pra não dificultar pra quem não sabe)
M: Não, eu estou estudando. Faço Letras. Pretendo continuar quando voltar, em um ano.
C: Onde você estuda?
M: Na USP, Universidade de São Paulo.
C: Hmmm, ok... Quando você se forma?
M: Quando?
C: Isso.
M: Em 2018.
C: Ok. Me fale da sua família.
M: Moro com minha mãe e minha irmã, mas tenho mais um irmão e uma irmã, que tem uma filha. Então eu tenho uma sobrinha, também.
... cônsul digita e mexe no mouse por bastante tempo...
M: Você quer os papéis da agência?
C: *faz com a cabeça que não* -- e digita mais.
C: Seu visto foi aprovado. Quando entrar nos Estados Unidos, apresente seu passaporte com esses documentos (DS-2019 e SEVIS). Tenha uma boa viagem!
M: Obrigado! Tchau!

Como cês viram, foi bem tranquilo. Ele não quis nada dos meus papéis, não fez perguntas muito mirabolantes e, no fim, deu tudo certo! :D

Lá no consulado foi tudo bem rápido. Eu devo ter ficado lá por uma meia hora, mais ou menos. Apesar de pegar 500 mil filas, estavam todas bem rápidas.

Agora é só esperar o dia da viagem. Tá chegaaaaaando! :D :D



Nenhum comentário:

Postar um comentário